Saiba o que é descontado do salário no Japão.

Quanto sobre no final do mês do seu salário. O que você realmente está pagando de tributos no Japão?

O quais são os possíveis descontos de seu salário?

É sempre bom saber o que você está pagando, geralmente quando você trabalha através de empreiteiras, os descontos na fonte são os seguintes:

TRIBUTOS

   

 

 

  • Imposto de renda (shotokusei)
  • Imposto estadual (kokuzei)
  • Imposto municipal (shimimzei)
  • Seguro desemprego. (Jitsugyo Hoken)


SHAKAI HOKEN

O shakai hoken na verdade não entra na categoria de tributos, pois “teoricamente” seria opcional, mas hoje em dia o governo japonês faz questão de que as empresas contribuam com mais esse item.
O shakai hoken nada mais é do que a soma da previdência e seguro saúde. (lembrando que é possível fazer a restituição no Brasil).

 

ALUGUEL

As empreiteiras também vão descontar o aluguel do apartamento que mora, o valor depende da região, estado do imóvel, número de pessoas que residem, em fim cada empresa tem um sistema.


DESPESAS

As despesas com água, luz e gás, são por conta do morador que varia de acordo com o consumo.

 

EXAMES MÉDICOS

Geralmente os exames médicos são pagos pela empresa, mas existem algumas empreiteiras que cobram por eles, principalmente o primeiro, antes de começar a trabalhar.


VALES E ADIANTAMENTOS

Logicamente se você pegar algum vale ou adiantamento será   descontado no mês subsequente.

 

DESCONTO DA PASSAGEM

Se você for com financiamento da passagem será descontado de seu salário mensalmente, em razão disso quanto menos você financiar melhor.

 

UNIFORME E OUTROS.

Algumas empresas cobram o uniforme, que entram jaquetas, calças, e sapatos. Também para quem está indo do Brasil podem ser descontados o jogo de futon (edredom, colchonete e travesseiro)

 

TRASLADO e SOGUEI.

Também as maiorias das empresas cobram o serviço de traslado, do
aeroporto até a cidade onde vai morar, o valor depende da distancia e da empresa.
Soguei seria o serviço de transporte do apartamento até a fábrica, que também varia de empresa para empresa, algumas cobram e outras não.

 

ALIMENTAÇÃO (FÁBRICA).

Algumas empresas tem o sistema de desconto do salário mensal para a encomenda do bentou.
Algumas fábricas já possuem o “shokudo”  que seria um restaurante, no restaurante o pagamento é diário com compra de fichas.

Mas pode haver mais descontos que não citamos aqui, o importante é você tirar todas as dúvidas pela empresa que está embarcando, pois os valores variam de empresas e regiões onde você vai morar.
Se você tiver dúvidas sobre descontos e impostos podem nos consultar para fazer uma simulação de quanto vai gastar!

 

A agência que você vai embarcar deve fazer esse simulado para os candidatos a emprego no Japão, pois a dica da IKOU JAPAN, é nunca vá com dúvidas para o Japão.
Caso você não estiver embarcando conosco mas deseja que essa simulação seja feita de forma gratuita, basta preencher o formulário abaixo e curtir nossa pagina no facebook!

 

Os cálculos são realizados em cima dos impostos kokuzei, shiminzei, shotokuzei, shakai hokken (Impostos municipais, estaduais, de renda, e shakai hoken). Para famílias vai depender da quantidade de filhos e da idade dos mesmo, onde será abatido no valor total de impostos. Lembrando que quanto mais dependentes maior o desconto.

 

Como no Brasil os impostos no Japão são altos, mas vemos o resultado, para quem já foi ao Japão sabe do que estamos falando, a infraestrutura de transporte urbano, as ruas não existe remendas ou buracos… entre outros benefícios que o país oferece.

 

Atenção essa simulação pode haver diferenças, em relação a variação do salário como em feriados, número de dependentes entre outros fatores que podem influenciar nos números.

Entre em contato conosco!